Se você me acompanha no instagram, você sabe que ano passado eu comecei a treinar e pra supresa de todo mundo: eu não desisti da academia! Pois é, cá estamos firme e forte (ou nem tanto).
Aos 15/16 anos eu tentei, num grande fracasso, treinar junto com uma amiga minha. Estava tudo certo, sairíamos da escola, iriamos pra casa dela comer e depois iriamos pra academia. Porém nem tudo funciona como a gente combina, depois do almoço nós íamos pro sofá e lá ficávamos.
Se você, assim como eu, sempre arrumou uma desculpa pra deixar pra próxima segunda-feira, vem comigo.
Eu sempre pensei que pra eu conseguir ter foco na academia, eu precisasse de alguém que me arrastasse todos os dias pra lá. Sabe aquele apoio emocional que a gente acha que precisa pra conseguir fazer alguma coisa? Demorei 3 anos pra tomar a decisão de me matricular em uma academia e começar um novo estilo de vida.
O começo
No final do mês de julho, resolvi, finalmente, entrar na Smartfit pra saber como funcionava a adesão. No dia 1 de agosto de 2018 eu fui pela primeira vez com o foco de mudar de vida (e de corpo, né?). Obviamente eu não sabia fazer um exercício sozinho, mas eu tinha professores que me ajudaram muito! Eu ia treinar sempre depois do trabalho, no horário das 17h. Bem no horário mais cheio da academia, mas sempre tive o suporte de todos os professores da Smatfit. Estavam sempre de olho pra ver se a execução dos exercícios estava certa e se eu estava com dificuldade.
Smartfit Coach
Quando você faz sua matricula na Smartfit, você é orientado a baixar o app deles para montar seu treino de acordo com o seu objetivo. Há quem prefira o velho papelzinho com o treino, mas é muito mais prático você levar seu treino pra qualquer lugar no seu celular. Até porque, eu posso treinar em qualquer unidade e minha memória não é lá essas coisas pra decorar.
Minha evolução
Eu comecei a treinar no dia 01 de Agosto de 2018, com mais ou menos 63kg. Não lembro exatamente com quantos % de gordura corporal eu comecei, meu registro mais antigo é de outubro, então vamos levar em consideração esses números, ok?
Antes de mais nada, quero explicar uma coisa aqui… Antes de começar a treinar, você precisa entender que: você PRECISA mudar seus hábitos se quer ter seu objetivo alcançado. E provavelmente você deve estar me perguntando “como assim?”. Quando eu decidi que começaria a treinar, eu também decidi mudar hábitos alimentares e afins. Eu comecei a treinar e já agendei uma consulta com a minha nutricionista. Antes de qualquer dieta, ela me passou uma lista enorme de exames pra conseguir montar um plano alimentar que funcionasse pra mim.
Voltando ao tópico, em outubro de 2018 eu estava com 16,8% de gordura corporal e 30,9kg de massa muscular.
Falha minha: esqueci de fazer as comparações depois disso, mas em março teve carnaval e, pela primeira vez na minha vida, eu me senti bem pra usar uma camiseta de tela. E em abril eu postei a segunda foto no Instagram.
Além do app de treinos da SmartFit, eles têm um app de nutrição, o SmartNutri. Você assina e consegue conversar com nutricionistas via chat, opções de cardápios e consegue fazer a bioimpedância* lá na academia.
*O exame de bioimpedância é um procedimento que mede a composição corporal através da aplicação de uma suave e indolor corrente elétrica no copo. A corrente circula livremente pelo líquido do tecido muscular, mas encontra resistência do tecido adiposo, que é a gordura.Entre junho e julho eu acabei passando por uns conflitos internos e dediquei zero atenção para a academia/dieta. Resultado: minha percentagem de gordura corporal aumentou em 4,3% e minha massa muscular diminuiu. Mas já voltei ao foco de novo e vamos seguindo.
Pra finalizar o post, deixo um comparativo pra você ver que objetivos são alcançados aos poucos, o importante é não desistir por não ver resultados tão rápidos. E é como eu falei, não adianta só começar a treinar, você precisa mudar seu estilo de vida.
E ai? Agora me diz o que você achou, se você curte esse tipo de conteúdo fitness aqui no blog, se quer ver mais rotina de academia…