Foliculite na barba: como evitar e como tratar? | Leonardo Dantas
29 outubro 2017

Já reparou que muitas vezes aparecem umas bolinhas (tipo espinha — vide foto abaixo) depois de depilar alguma parte do corpo? O nome disso é foliculite. E isso nada mais é do que a inflamação dos folículos pilosos, onde os pelos nascem.

foliculite

Os folículos estão espalhados em quase todo nosso corpo, mas há partes mais fáceis de inflamar. No caso dos homens, vemos bastante na região da barba.

Como a foliculite acontece?

O principal fator da foliculite é a infecção por uma bacteria chamada Staphilococcus aureus. Mas pode também ser resultado de outras bactérias, vírus e até fungos. O principal motivo é o uso de lâminas de barbear. Você já deve ter visto que depois de se barbear, muitas vezes aparecem essas bolinhas, né?
Tais bolinhas (ou bolhas, você que decide rs) nem sempre contem pus. Muitas vezes ela só fica vermelha e quando estouram, causa coceira ou sensibilidade.

foliculite

Como tratar a foliculite?

Agora que você já identificou o problema, tá na hora de tratar, né? Ninguém merece ficar com a pele toda vermelha e coçando/sensível. Eu já dei 5 dicas para você cuidar da sua barba, mas agora vamos ser mais específicos, ok?

Antes de mais nada, é muito importante que você limpe a pele, ok? Como eu já disse ali em cima, ela é causada por uma bactéria. Lavar com sabonete neutro ou um sabonete especifico para o rosto pelo menos uma vez por dia. Se você faz uso de maquiagem, já sabe, né? Tem que tirar!!

Você já reparou que em barbearias, antes de fazer a barba, eles colocam uma toalha quente no seu rosto, né? Isso não é só pra você ficar com sono (porque dá um sono, né?). Uma dica que eu aderi pra minha vida e que eu tenho notado muita diferença, é fazer a barba no banho. E sabe por que? O vapor quente do banho faz com que os poros se dilatem (o mesmo acontece com a toalha quente) e, assim, na hora de barbear, não irrita tanto a pele.

Como eu já disse lá no post das dicas para a barba, é importante que você use a lâmina no sentido correto do fio. Apesar de ficar com o barbear mais rente usando no sentido contrario, isso evita que a lâmina irrite a pele. É importante também que você utilize produtos específicos para barba e sempre use um pós-barba, além de hidratar a pele.

Apostar na esfoliação leve também ajuda a evitar que os pelos encravem! Alem de limpar a pele de células mortas, claro. E por ultimo, mas não menos importante: use um aparelho de barbear de qualidade. Geralmente, a foliculite some em alguns dias, caso contrario, é melhor procurar um médico.

No video abaixo eu apresentei dois produtos que fizeram toda a diferença na minha barba e TEM DICA BONUS!

Você pode comprar os dois produtos aqui:
– Gillette: clique aqui.
– Creme de barbear sem espuma: clique aqui.