Faculdade de moda: por onde eu devo começar? | Leonardo Dantas
31 janeiro 2017

Pra quem não sabe ainda, eu sou formado há dois anos em moda pela FMU. Eu falei um pouquinho sobre como tudo começou aqui. E, como fevereiro é mês de volta às aulas, eu resolvi fazer um post dando o meu ponto de vista pra quem quer fazer uma faculdade de moda. É até engraçado eu estar aqui, depois de dois anos, relembrando o meu primeiro semestre da faculdade. Então vamos lá…

Faculdade de moda

Foto: Emilia Drivas.

Você realmente quer fazer uma faculdade de moda ou você quer participar de eventos de moda?

Como assim, Leozinho?
Vamos lá… O mundo da moda é bem encantador, né? Vários desfiles, festas, seguidores no Instagram, likes em fotos… Já se imaginou vivendo uma vida com um super glamour? Esquece tudo isso! De verdade. A faculdade de moda te abre muitas portas sim, te faz ter muitos contatos sim… Mas você já se perguntou o quanto aquele estilista super famoso ralou até chegar onde ele tá hoje? Já parou pra pensar em quantos anos da vida dele foram dedicados pra estar ali naquele glamour todo (que vai por mim, não tem glamourosos nenhum)? Pois é… Os 4 anos da faculdade não fazem nem cócegas perto de todo investimento que aquele super estilista teve.

Faculdade de moda

Eu preciso saber desenhar e costurar?

Sério, não precisa. Dependendo da faculdade que você escolher, você vai ter matérias que vai te ensinar tudo isso, mas é claro que o empenho e dedicação é todo seu. Então levante seu bumbum do sofá e vá treinar sua coordenação motora e arrume um tempo pra se dedicar à costura (isso vai valer MUITO). Quando eu comecei minha faculdade, desde o primeiro semestre eu tive aulas de costura e desenho, e, mesmo tendo uma vó costureira, eu nunca tinha costurado nenhuma peça de roupa. Costura e desenhos são coisas que você precisa muito praticar… A pratica leva a perfeição (ou deveria)!

Faculdade de moda

Eu preciso ter looks super legais pra ir pra faculdade?

Gente, sério, não! Faculdade é pra você estudar, não usar aquela peça ma-ra-vi-lho-sa do seu guarda-roupa. Se você optar fazer a faculdade no período da noite, muita gente virá do trabalho, e, em alguns caso, irá de salto alto. Se não for esse seu caso, acho mais legal você deixar o salto pra aquela balada do fim de semana.

Faculdade de moda é muito caro?

Olha… Isso é um ponto bem interessante de se falar. Você não vai só costurar e desenhar na faculdade de moda, tenha consciência disso. Você terá que ler textos académicos, terá que escrever trabalhos… A parte da costura vai te fazer gastar com tecidos e ai vai depender do seu projeto… Talvez não gaste muito e talvez gaste horrores. Revire lojas de tecidos, você vai achar coisas incríveis!
Se você for o tipo de pessoa que prefere pagar pra alguém fazer seus trabalhos, provavelmente você gastará mais (e aprenderá menos, por consequência) do que os outros. Mensalidade é caro, material é caro… Mas você sempre consegue se formar se você quiser.

É difícil arrumar emprego na área de moda?

Assim como qualquer outra área, no inicio é sim. É difícil você arrumar um estagio que te pague bem (alias, acho que isso nem existe), um chefe que te valorize e reconheça seu trabalho, um emprego que te leve a festas super importantes toda semana… Todo mundo começa de algum lugar, todo mundo vai passar pelo mesmo perrengue que você, acredite. Você vai trabalhar de graça, vai ganhar mal, vai ficar fazendo ficha técnica o dia inteiro… Mas sabe qual é o melhor de tudo isso? Se você se dedicar e quiser crescer, você vai mudar sua vida antes do que você possa imaginar. Talvez você desenvolva um projeto dentro da faculdade que seja pra vida toda ou talvez você vai participar de algum que não seja tão legal assim e vai ver que não é aquilo que você quer. Você vai descobrir coisas muito legais dentro da faculdade.

O mais importante de tudo: a faculdade é o período que você tem de testar todas as coisas que você quiser, sem ser podado na sua criatividade. Infelizmente, quando a gente entra pro mercado de trabalho, a gente passa a fazer coisas que não são tão legais mas que te dão um retorno financeiro. Aproveite esses 4 anos pra tentar fazer todas as coisas que você tiver vontade de aprender. É só na faculdade que você tem a chance de errar e ter um professor pra te ajudar a resolver.

Se você ainda tem alguma outra duvida, deixa seu comentário aqui que terei o maior prazer em te responder!

   

  • 31 janeiro 2017

    Excelente post, Leo! Acho que é uma ilusão normal de muitos. Quando comecei no curso de Produção de Moda (que era bem mais simples) eu tinha essa ilusão de desfile… mas na prática é outra parada. Tem muita coisa envolvida na palavra “moda”, e as pessoas não fazem nem ideia!

    Bjs,
    Re

    Leonardo Dantas

    Em 31.01.2017

    Isso é verdade, @Re Vitrola! As pessoas têm uma ilusão muito grande do que é o curso e do que é a vida de um profissional de moda.
    Espero que o post sirva pra quebrar algumas dessas ilusões, rs.

  • 31 janeiro 2017

    Eu sempre acho que pra ir na faculdade de moda precisa ir todo produzido hehe pq na faculdade de arquitetura da minha universidade o povo vai todo lindo, parece até que saíram de um desfile da SPFW hahahha. E olha adorei saber que tem que costurar, é bom pras pessoas saberem que não é só ter estilo e bom gosto e saber desenhar heheh. Gostei das fotos também <3 bejão!
    dezoitoemponto.com

    Leonardo Dantas

    Em 31.01.2017

    @Samira Oliveira, eu sempre fui adepto ao “se pudesse, ia de pijama”. Eu sempre pegava a primeira roupa que eu achava, e eu adorava ir de chinelo! Hahahahaha.
    Desenhar já não é tão importante quanto saber costurar. Qualquer desenho que consiga passar sua ideia de criação é válido, agora saber qual caimento terá a peça na hora da confecção é realmente mais difícil. Você precisa treinar muito seu olho e a costura rs.

  • 31 janeiro 2017

    Leo, tudo bem? Obrigada pelo cometnário lindo <3
    FELIZ 2017! (ainda tá valendo né ahhaa)

    Nossa, eu fiz 2 aulas extras de moda, na minha faculdade, e eu consegui enxerger isso, não é nada glamuroso mesmo esse mundo.
    Precisa de muito esforço mesmo (dá pra comparar muito com o meu curso que é design gráfico)
    AMEII: " faculdade é pra estudar, não usar aquela peça ma-ra-vi-lho-sa do seu guarda roupa" ahahahhahahha

    Eu concordo com você, todo mundo começa de algum lugar 😀 tem que ter dedicação sim pra conseguir um lugar né?
    Nossa falou tudo leo, é pura verdade, a faculdade é pra gente colocara nossa criativadade em prática e fazer um puta de um portfolio, porque no mercado de trabalho, vai aparecer uns clientes que olha ahahhaha

    AMEI o post!

    Leonardo Dantas

    Em 31.01.2017

    @Maíra, claro que vale! Rs
    Que legal que você faz design gráfico!

    Meus professores sempre falavam pra gente essa coisa de “no mercado de trabalho você não vai poder fazer isso, aproveita a faculdade pra experimentar”, e muitas vezes eu esquecia isso.

    Que bom que gostou, espero que volte mais vezes! Será muito bem vinda! 😁