5 Dicas para a sua barba | Leonardo Dantas
20 julho 2017

Quem me vê hoje não consegue me imaginar sem barba, mas a verdade é que há alguns anos atrás, eu já cogitei em fazer depilação a laser para não ter. Foi nas férias do quinto semestre (2013) da faculdade que a preguiça veio (na época eu não estava trabalhando, então eu só ficava em casa) e ela foi crescendo. Vez ou outra, eu postava uma foto no Instagram e meus amigos elogiavam muito aquela barba desleixada de férias. Naquela época, ela só crescia. Às vezes eu aparava com a maquininha, e só. Não tirava excesso e muito menos definia.

Com o passar do tempo, vi que para ela ficar realmente bonita e não ficar com o aspecto de preguiça, era preciso cuidar. Eu nunca fui de ficar comprando xampus e condicionadores específicos (não compro até hoje, na verdade), mas agora eu consigo deixa-la mais apresentável. Eu acho! Até pouco tempo atrás, eu só tirava o excesso na região das bochechas e no pescoço. Hoje, eu separo o bigode o resto (veja a foto abaixo).

barba

Mas enfim… Pensando em ajudar os barbudos que procuram por dicas, eu procurei o Johnny Regis, da Barbearia Conceito daqui de São Paulo, vamos te ajudar!

Dica 1: Para o barbear

  • Qual é o sentido correto para se barbear?
    Barbear no sentido contrário do pelo pode criar uma irritação e até um sangramento, apesar de tirar o pelo mais rente à pele. O correto é passar a lâmina no sentido do crescimento do pelo, assim evitando uma maior irritação. Passar a lâmina no sentido contrário do pelo necessita muito cuidado, uso de bons produtos, e, se possível, aquecer a pele para abrir os poros com uma toalha quente ou no banho por conta do vapor do chuveiro.
  • É correto o uso de sabonete para se barbear?
    O uso do sabonete não é recomendado para o barbear a melhor escolha São as espumas de barbear e os óleos próprios para isso o sabonete não tem agentes condicionantes que abrem os poros por isso não são indicados.
  • Qual é o melhor aparelho de barbear?
    Existem vários aparelhos de barbear no mercado. A mais conhecida é o prestobarba, existem também opções para navalhas e navalhete, no caso da marca Gillete. Para uso profissional, eu prefiro a marca super barba ou a marca feather pro Barber que é uma marca importada

Dica 2: Para o crescimento

  • Como corrigir falhas na barba?
    O produto mais indicado para correção de barba falhada e melhorar o crescimento é o aminexill, que pode ser indicado por um dermatologista ou um tricologista profissional especialista em cabelos e pelos.
  • Aparar a barba faz o pelo crescer mais rápido?
    Posso dizer que isso é um mito, o que acontece é que quando você apara o pelo ele deixa de ter uma aparência perfilada (pontas afinadas) e passa ter uma aparência mais grossas. Em outras palavras, ele perde a ponta afinada e fica com uma ponta mais grossa dando essa impressão.

Dica 3: Para a limpeza

  • Como manter a barba limpa?
    Em barbas curtas o uso do shampoo já é o suficiente para manter a higiene da barba. Quando a barba está comprida, também é necessário, além do shampoo e do condicionador, a aplicação de óleos anti bactericida e anti fúngica.
  • Qual a importância da barba limpa?
    É natural que uma barba “por fazer” dê uma aparência de sujeira, que a pessoa não tem cuidados e que a barba só está ali por desleixo, por isso é muito importante manter a barba bem alinhada, cuidada e limpa. Além de evitar o acumulo de bactérias e fungos.

Dica 4: Para modelar

  • Quais os produtos para modelar a barba? 
    Hoje em dia, é muito mais fácil encontrar produtos específicos. Como eu disse no post anterior, a Shop4men é focada em produtos de cuidados masculinos. Há diversas marcas e preços para que você se cuide. Vale dar uma olhada!

Dica 5: Para cuidar

  • Como manter a barba bem alinhada?
    Com a barba comprida, você pode usar um leave-in com proteção antitérmica, uma escova e um secador para manter a barba alinhada. Você também pode usar finalizadores como a cera e pomada, mas atenção para a quantidade: nesse caso, não se deve exagerar na quantidade.
  • Como evitar a coceira na barba?
    A maioria dos casos, a coceira pode ser causada por causa do processo de crescimento da barba; pele e fios ressecados e higiene da barba. Quando você faz a barba com a lâmina, você faz com o que o fio fique pontiagudo, causando irritação na pele quando ele está crescendo (causa 1). Você deve se atentar a hidratação, tanto da pele quanto dos fios (causa 2). Muitas vezes, a coceira é causada por causa de acumulo de detritos microscópicos, por isso é importante da higienização (causa 3).

E por último, mas não menos importante: defina seu estilo!

barba

Fonte: Pinterest

barba

Johnny Regis ⏤

Formado pela academia Soho internacional, Johnny Régis tem em sua bagagem 4 anos de experiência como barbeiro e 8 como cabeleireiro. Especializado em cortes sociais, tem ótimas noções de visagismo de barba. Incansável em seus cursos,o barbeiro estudioso em breve trará grandes novidades. Aos 31 anos, é reconhecido por seu atendimento impecável e personalizado.

Barbearia Conceito
Alameda Jauaperi, 1308 – Moema/São Paulo

Tags: